top of page
Buscar

Histórias, nossas HISTÓRIAS...

  • Foto do escritor: Chico Neto
    Chico Neto
  • 23 de jan.
  • 3 min de leitura

Após longos 326 dias, o JEC voltou a vencer. Os dois tentos de Cristian Renato, ainda no primeiro tempo, garantiram mais que três pontos e a primeira vitória no estadual, fizeram o JEC alcançar sua vitória de número 250 na Arena Joinville.


Quem me conhece sabe que gosto muito de história e de histórias, culpa do professor Reginaldo Jorge (vulgo Tio Regi), que hoje ocupa a cadeira 29 na Academia Joinvilense de Letras. Gosto principalmente das histórias envolvendo o Joinville Esporte Clube, são inúmeras, desde antes do bendito 29/01/1976.


Já na Arena Joinville, as histórias com o JEC vão desde aquele 3x1 contra o Paraná Clube, num longínquo 14/01/2005, até o dia 22/01/2025, que até o momento em que escrevo esse texto, é a data do último jogo lá. Pois é, já se passaram 20 anos desde que a Arena substituiu o Ernestão. A União que marcava presença na Rua Coronel Francisco Gomes agora marca presença na Rua Inácio Bastos. As arquibancadas de metal agora são cadeiras de plástico nas cores preta, branca e vermelha, colocadas na arquibancada de concreto que, por muito tempo, foi colorida e serviu de assento.


Muitas vezes, escuto de alguns torcedores do Ernestão que sentem falta do velho casarão. Escutei, como argumento, que a Arena não pertence ao JEC (mas que contraditório, o estádio Ernesto Schlemm Sobrinho é do Caxias).


São 20 anos que histórias foram escritas, grandes clássicos disputados e também jogos fraquíssimos. São 20 anos onde amizades foram criadas, seladas e fortalecidas. Afinal, todo mundo tem aquele amigo que o JEC deu.


Nesse tempo e nessas 250 vitórias, tem algumas mais emblemáticas que outras. Ninguém se esquece do 3x1 contra a Ponte Preta em 2014, que foi a 168ª vitória tricolor na nossa catedral e também a vitória que valeu o título nacional, mas talvez poucos se lembrem da vitória por 2x0 contra o Volta Redonda pela Série C de 2017 que determinou a 200° vitória do JEC na Arena.


Infelizmente, não pude presenciar a história da 250ª vitória do Tricolor na Arena Joinville, casa do JEC. Nessas últimas duas décadas, a Arena viu títulos que o Ernestão não viu. Os dois títulos nacionais foram à nossa catedral. Em contrapartida, o estádio da Rua São Paulo viu a festa de 11 dos 12 títulos estaduais, sendo oito consecutivos. Só não viu o primeiro, erguido na zona norte da cidade, enquanto o Ernestão passava por reformas visando o campeonato nacional e ser a sede fixa do JEC.


Ainda temos muitas vitórias para conquistar na nossa casa, muitos títulos para conquistar e muitas histórias para se escrever, contar e ouvir. Daqui a 20 anos, quando o clube estiver beirando seus 70 anos, a Arena seus 40 e o Joinville ter passado das 500 vitórias (eu espero), vamos contar para filhos e netos a história de muitas e muitas vitórias, lá na milésima vitória, é possível que muitos de nós já não vamos mais estar aqui e ficará com pessoas que talvez nem nasceram a responsabilidade de contar essas histórias e as novas que surgirem.


Talvez essa vitória de número 250 seja esquecida com o passar dos tempos e só um Chico da vida lembrará dela, ou um Anderson Miranda saberá os dados dessa partida e de todas as futuras vitórias. O mais importante é não deixar a história morrer, sempre levar ela adiante, sempre contar ela, porque ela nos pertence e, mesmo com tropeços, ela é linda.


 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
O JEC É PARA QUEM ACREDITA!

Na trave do gol mais bonito da carreira do Nardela, que nos garantiu o 10° título estadual em 12 temporadas disputadas, na trave dos...

 
 
 

Comentários


bottom of page