top of page
Buscar

O que mais mereceu, entre os não merecedores!

  • Foto do escritor: Chico Neto
    Chico Neto
  • 24 de nov. de 2025
  • 3 min de leitura

Entre os times que não mereciam uma vaga na Copa do Brasil, o JEC é o que mais mereceu (confuso, mas vamos lá). O JEC vai para a Copa do Brasil 2026. É claro que a discussão se merecia ou não vai rolar, mas pelos resultados o Joinville conquistou a vaga, foi o que mais mereceu entre os que não mereceram a vaga.


Claro que teve a polêmica do gol anulado do Barra pelo Bráulio, mas o Criciúma teve a oportunidade de vencer e eliminar o rival praticamente moribundo no Catarinense e não teve a capacidade de marcar um gol sequer jogando em casa e com o estádio lotado, foi eliminado nos pênaltis com o goleiro Bruno Pianissolla pegando dois pênaltis. Será que via estadual o Criciúma mereceu mais que o JEC no final?


Na Copinha chegaram às semifinais os quatro times que levaram a competição a sério e talvez a final tenha sido mais pelo peso das camisas de Joinville e Figueirense do que 100% competência de ambos, já que tanto Marcílio Dias quanto Blumenau estavam mais focados durante toda a competição, mas a final virou JEC x Figueira e o título do alvinegro foi mais que merecido, não só pelos 6x2 no agregado, mas pelo resto da competição, por não se abalar pela Série C muito abaixo, onde, por momentos, esteve no Z4 e indo para a Série D, soube virar a chave. Já o JEC de novo ficou como o time sem vaga na CdB com melhor colocação no fim de mais uma competição.


Os números da campanha de 2025 são feios. O JEC teve um aproveitamento de apenas 42,3% nas 41 partidas disputadas. O artilheiro do Joinville jogou até 19 de março, uma eliminação para o Cianorte, tomando 4x0 na segunda fase, e um 4x1 em casa numa final contra o Figueirense. A única competição que o Joinville saiu sem ser goleado foi o Catarinense, eliminação doida para a Chapecoense.


Sempre falo que é preciso que todos que fazem parte do dia a dia do Joinville (da diretoria até os torcedores, passando por jogadores, treinadores e imprensa) parem de elevar tudo aos céus ou rebaixar tudo ao inferno; existe um mundo muito grande entre um extremo e outro.


Não precisa ficar agradecendo ao Braúlio da Silva Machado e ao Samir Xaud por uma vaga na Copa do Brasil, como também não podemos vangloriar como um título essa vaga na primeira fase da competição, que, por conta das campanhas do JEC nos últimos 5 anos, deve jogar na Arena Joinville (se continuar com o critério de o pior ranqueado jogar em casa a fase 1).Até por que, nossa campanha na Série D foi ridícula, começou vencendo jogos, mesmo sem convencer, conseguiu a liderança no fim do 1º turno e a classificação virtual com varias rodadas de antecedência, mas só foi confirmar de fato na penúltima rodada e pela combinação de resultados e terminou da forma mais melancólica possível, goleados e vendo que o time que bateu no teto (segundo o trinador do tricolor na época) subindo de divisão e levando a taça, foi com toda certeza o momento mais baixo de todo o ano e onde a torcida teve mais expectativa, mais queria ser campeão e onde menos conseguiu encantar e unir, foi o momento onde tudo o que acontecia fora das 4 linhas foi ainda mais exposto, dividas, antecipação de receitas, negociação da SAF com a Sportheca e no final caso de indisciplina de atletas que mostraram que não estavam comprometidos com uma final e com o peso que ela tinha no futuro do clube.


Muita confusão, muito disse me disse, isso tudo irritou e muito o sócio torcedor e com certa razão, muitos buscam viver o dia a dia do clube de forma mais próxima e o estatuto abre espaço para isso, mesmo que muitas vezes não aconteça na prática.


O que fica de lição de 2025 é que é preciso se atentar aos sinais, não fechar o olho para o óbvio, para as derrotas, para os desgastes, para as baixas e para a queda de rendimento. Já para a torcida, que de novo empurrou o Joinville às suas vagas (Série D e Copa do Brasil), continuem, continuem apoiando, participando, acreditando. O JEC hoje só existe por conta da sua torcida e ela é o maior patrimônio de um clube.


Chico Neto

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
O JEC É PARA QUEM ACREDITA!

Na trave do gol mais bonito da carreira do Nardela, que nos garantiu o 10° título estadual em 12 temporadas disputadas, na trave dos...

 
 
 

1 comentário


Convidado:
24 de nov. de 2025

Melhor comentario que li hoje, é muita cornetagem do povo, tem gente insuportável,

Curtir
Logo do Coleção do JEC

Apoioadores:

(47) 0000-0000

R. Inácio Bastos, 1084 - Bucarein, Joinville - SC, 89202-310

<script async src="https://pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js?client=ca-pub-9020454189057641" crossorigin="anonymous"></script>

bottom of page