3 momentos de glória
- Feltrin Jr
- 14 de fev.
- 2 min de leitura
O Joinville em sua história, curta, diga-se de passagem teve 3 grandes momentos de glória. O seu nascimento e o OCTA campeonato é o maior deles, sem sombra de duvidas. O segundo grande momento de glória foi quando ninguém esperava, o bi campeonato 00/01 se consagrando o primeiro campeão do milênio em Santa Catarina quando ninguém esperava. E por terceiro, a ascensão meteórica da serie D até a serie A no inicio da segunda década do milênio. Momentos diferentes de glória mas que nos mostram a realidade nua e crua do porquê estamos nessa fase.
Começando pela fase mais gloriosa, o clube era bancado por uma das maiores empresas da cidade, se não a maior, toda a estrutura de “backoffice” como dizem os entendidos gestores da cidade era feito pela empresa que bancava o time, dinheiro não faltava, muito menos craques. Não a toa ganhamos tudo dentro do estado, éramos melhores, tínhamos mais dinheiro, tínhamos mais torcida, tínhamos tudo. Até a fonte secar. Quando a fonte secou, acabou tudo. Nossos craques foram embora, nossos novos títulos também, sobraram a nossa camisa e nossa torcida.
Na segunda grande época de glória, não tínhamos dinheiro, não tínhamos estrutura, tínhamos alguns craques, uma mescla com a base, camisa e torcida. Resultado, bi campeonato estadual na força da raça e da camisa, com o apoio da imensa torcida. Época de ouro curta, que assim como veio, se foi. Abandono geral do clube (abandono mais esquisito da história , ou não) que nos levou a mais uma era magra e seca.
Já na terceira época de glória, a mais recente e mais marcante, tínhamos dinheiro (?), tínhamos torcida, tínhamos camisa. A ascensão começou de maneira minimamente duvidosa, depois de um vexame em campo, um tribunal salvador. A partir daquele fato, grandes times foram montados, dinheiro nunca faltou e chegamos a nossa maior glória nacional, um bi campeonato nacional histórico que pra muitos marcará a vida de arquibancada, assim como eu.
Coloquei uma lupa em cima desses 3 principais momentos para chamar a atenção sobre um aspecto, ja tentamos de tudo, ter muito dinheiro, ter grandes craques, montar grandes times, mas em qualquer uma dessas formulas falhamos em algum momento que nos trouxe a lama, e cá estamos.
Uma coisa que me vem a cabeça é, ninguém aqui tem moral pra falar de ninguém. O JEC precisa de algo diferente pra sair desse buraco. Paramos de cavar? Paramos, mas pra sair dele só alguma coisa que ainda nao foi feita.
Seguimos sonhando com a vitória no próximo jogo, e que a gangorra nos leve ao alto novamente.
Com o coração partido novamente, mas menisco ajustado.
Feltrin Jr
Comentários